Transmissão Digital de Video Terrestre e Microfones Sem Fio

Interação

Há alguns anos, a introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT), também chamada de DVB-T (Digital Video Broadcast - Terrestrial) na Europa e DTV (Televisão Digital) nos Estados Unidos, tem progredido rapidamente em todo o mundo.

DVB-T é um padrão de transmissão internacional de televisão digital terrestre. Sinais de TV digital são transmitidos na mesma faixa de frequência que seus antecessores analógicos. Essa é também a faixa em que a tecnologia de transmissão de áudio sem fio RF opera. Usuários de transmissão de áudio sem fio são capazes de usar os canais de TV analógicos como usuários secundários. Na Europa e na África, a televisão analógica ocupa apenas 7 MHz do canal UHF de 8 MHz. Até agora, o espaço restante de 1 MHz era utilizado para a comunicação, emissoras de transmissão, e em parte para microfones sem fio.

Portanto, antes da introdução da televisão digital, a faixa de freqüência UHF era compartilhada por transmissores de TV analógica e equipamentos de transmissão de áudio sem fio:

A televisão digital, no entanto, ocupa completamente o espaço do canal de 8 MHz. Devido à forma do novo sinal digital que usa DVB-T, o espaço de 1 MHz não está mais disponível

Problemas

Especialmente devido à operação simultânea de transmissores de televisão analógico e digital, o espectro disponível para microfones sem fio é severamente limitado em muitos países.

Problemas

Além disso, há uma tendência internacional crescente para restringir o intervalo do espectro UHF disponível para canais de TV em favor de novos serviços, tais como DVB-H (Digital Video Broadcasting - Handheld). Novos regulamentos que facilitam a concessão de frequências utilizadas de forma não regular para novos usuários primários, tais como prestadores de serviços de comunicações móveis irão reduzir ainda mais as frequências que podem ser utilizadas tecnicamentem para a transmissão de áudio.

É evidente que uma maior redução em recursos de frequência para a transmissão de áudio é esperada.

Soluções

A televisão tem um status primário no alcance de VHF e UHF; microfones sem fio são usuários meramente secundários. Portanto, a operação de microfones sem fio só é permitida se não interferir com a recepção de televisão. O funcionamento de um microfone sem fio dentro de um canal de TV digital pode resultar em interferência (como por exemplo, a imagem "congelar" na tela da televisão). Como regra geral, podemos dizer que a operação de microfones sem fio no mesmo canal não é permitida desde que a recepção de televisão por um receptor DVB-T seja possível. Para operar de forma confiável no mesmo canal, os microfones sem fio exigiriam um nível de sinal muito maior do que o sinal de TV digital.

Soluções

Nós realizamos procedimentos em várias cidades que têm mostrado que a utlização de microfones sem fio Sennheiser em canais adjacentes para poderosos transmissores DVB-T é possível. A distância entre o flanco do filtro do sinal DVB-T e o portador de um microfone sem fio está entre 400 kHz e 1 MHz e é dependente da qualidade do filtro do transmissor DVB-T.

Assinatura da Newsletter