György Mohai

Histórias de especialistas AMBEO

György Mohai, engenheiro de som, engenheiro de mixagem e designer de som com sede em Budapeste, Hungria.

Eu conheci pela primeira vez a tecnologia de gravação 3D AMBEO em setembro de 2016, durante um seminário Sound Expert organizado pela Sennheiser em Berlim. Além do conceito, tivemos a sorte de nos familiarizar com o microfone associado MKH800Twin e o plugin correspondente. De uma vez, muitas idéias novas surgiram sobre a tecnologia e suas múltiplas formas de aplicação no meu próprio trabalho.

Recentemente, usei esses microfones para gravar a trilha sonora de música da Jupiters Moon, um novo filme de Kornél Mundruczó, que terá sua estréia em Cannes neste ano, como participante da principal competição pela Palme d'Or. (Música composta por Jed Kurzel, conhecida por Alien: Covenant, Macbeth, Assassin's Creed). Posso dizer que tive bons resultados com este sistema.

„The Sennheiser MKH800Twin microphones provide brilliant acoustic space mapping and it feels good that on the recordings the band forms a single unit with the acoustic space in the mix.“
György Mohai

O novo layout Sennheiser facilita a criação de misturas compatíveis tradicionais 5.1 ou Dolby Atmos ou mixagens estéreo a partir da gravação - dependendo da plataforma na qual a trilha sonora será apresentada (cinema, DVD, televisão). É um grande alívio não precisar decidir o padrão de captação dos microfones durante a gravação, mas podemos escolher o mais adequado depois, após a produção, até o processo de mixagem. Desta forma, podemos aplicar diferentes padrões de captura em mixagens destinadas a diferentes usos.

Os microfones Sennheiser MKH800Twin têm uma reprodução de áudio extremamente transparente e detalhada, acho fascinante gravar praticamente qualquer instrumento ou banda com eles.Estes microfones fornecem a relação sinal / ruído excelente usual da Sennheiser.

Durante as nossas primeiras sessões com os microfones Sennheiser MKH800Twin, utilizamos o layout quadrado AMBEO. No entanto, logo fiquei curioso para descobrir o que mais poderia ser alcançado com nossos resultados já muito promissores, usando o layout recomendado. Além de aplicar o protocolo de posicionamento do microfone recomendado, testei os microfones nas posições do ponto e em uma árvore Decca. Usando layouts diferentes, venho testando gravar quartetos de cordas e instrumentos individuais, bem como cantores clássicos. Minha experiência no geral é de que o sistema oferece um desempenho excitantemente versátil em cada layout, ainda mais, pois tem a força para mudar o padrão de captação dos microfones posteriormente, tornando a matéria-prima pronta para combinar com os requisitos técnicos ou artísticos mais recentes.

Sobre György Mohai

György Mohai, engenheiro de som, engenheiro de mixagem e designer de som com base em Budapeste, Hungria. Um membro-chave da nova geração de engenheiros de som húngaros. Ele estava envolvido em estudos de música desde sua infância e frequentou a Faculdade de Vocais de Jazz do Conservatório de Kőbánya, local de ensino secundário para muitos músicos húngaros famosos. Em 2010, ele adquiriu um Bacharelado em Diretor de Som na Universidade de Teatro e Artes do Cinema, onde ele muitas vezes retornou desde então para realizar palestras.

Ele começou sua carreira como técnico de som freelance (monitor e FOH) com bandas e orquestras dedicadas, também foi contratado pelas maiores empresas Live / PA na Hungria. Em 2004, ele fundou sua própria empresa PA. Desde 2012, é chefe de departamento de som no Pesti Magyar Theatre.

Atualmente, ele é um dos engenheiros de som ao vivo húngaros mais procurados, trabalhando regularmente como engenheiro de som em alguns dos maiores eventos húngaros, cobrindo quase todo o espectro de gêneros musicais ao vivo Bobby McFerrin, José Cura, Ramón Vargas, Andrea Rost e Erika Miklósa) e projetos de teatro (Shrek, West Side Story, Into the Woods, Blues Brothers e István a Király).

György também participou de várias produções cinematográficas. Apenas para mencionar uma: como engenheiro de sistema de comunicação, ele desempenhou um papel importante no departamento de som do Martian, que - além de outras vitórias e indicações específicas de som - foi nomeado para um Oscar em todas as categorias de som em 2015.

Recentemente - além da empresa PA - ele fundou seu próprio estúdio de som com o nome Pannónia Hangstúdió. O estúdio ajuda a preencher a ampla gama de seus interesses profissionais, pois eleva produções musicais e de cinema e filmes em uma base diária.

Sobre György Mohai

Histórias de Especialistas para alto-falantes

Paul Geluso

Paul Geluso foi creditado como engenheiro de mixagem, engenheiro de masterização, produtor e músico em centenas de títulos de música e cinema. Como compositor e designer de som, seu trabalho tem sido exibido internacionalmente, recebendo o apoio do New York State Council for the Arts e do Meet the Composer.

Małgorzata Albińska

Małgorzata Albińska-Frank is a Polish sound engineer and music producer. She studied music production and sound design at the Fryderyk Chopin music academy in Warsaw. After graduating from high school in 1989, she began her career as a freelance sound engineer, recording manager and music producer – first in Warsaw, then in Switzerland and Germany. Since 1993, she has been teaching recording techniques at the FHNW Academy of Music in Basel, Switzerland, where she also lives.

Benoît Gilg

Benoît Gilg ainda é jovem, mas já faz som por mais de metade de sua vida. Depois de um início de carreira onde ele se alinha com as estrelas em ascensão do jazz livre parisiense e notavelmente registros Akosh.S Unit, ele decide ampliar seus horizontes, tomando conta das monitor de mixagem nas turnês de Mireille Mathieu e Juliette Greco. Ele assim desenvolve uma certa qualidade para a adaptabilidade.

Dan Shores

O nomeado 3 vezes para o GRAMMY® Daniel Shores iniciou sua carreira profissional com Sono Luminus, primeiro como engenheiro auxiliar, depois engenheiro e depois diretor da gravadora Sono Luminus, agora com mudanças na estrutura da empresa, Daniel volta a fazer o que mais ama exclusivamente – engenhari.a O foco de Daniel por anos tem sido o seu amor pelo som e pretende criar as mais puras gravações de música possíveis dando ao ouvinte final a interação mais envolvente com a música.

György Mohai

György Mohai, engenheiro de som, engenheiro de mixagem e designer de som com base em Budapeste, Hungria. Um membro-chave da nova geração de engenheiros de som húngaros. Ele estava envolvido em estudos de música desde sua infância e frequentou a Faculdade de Vocais de Jazz do Conservatório de Kőbánya, local de ensino secundário para muitos músicos húngaros famosos. Em 2010, ele adquiriu um Bacharelado em Diretor de Som na Universidade de Teatro e Artes do Cinema, onde ele muitas vezes retornou desde então para realizar palestras.

Ulrike Anderson

Ulrike Anderson, née Schwarz, é engenheira de som e produtora de música acústica nas indústrias de rádio, televisão e gravação. Suas gravações receberam múltiplas indicações e prêmios alemães e internacionais. Suas gravações receberam dois Prêmios Echo Klassik, Preis der Deutschen Schallplattenindustrie, Ars Acoustica, Diapason d'Or, uma Nominação ao Grammy e muitos outros.

Inscreva-se no boletim informativo e participe da comunidade AMBEO

Se você quiser fazer um comentário ou falar sobre os Planos de Música AMBEO ou compartilhar a sua experiência e ser destaque em uma História de Especialista, entre em contato conosco.

Assinatura da Newsletter