VR Concert Recordings no 50th Montreux Jazz Festival
O Festival de Jazz de Montreux comemorou o seu 50º aniversário no ano passado. O seu incrível arquivo de gravações, que remonta aos começos do festival, foi incluído no UNESCO Memory of the World Register em 2013. Devido ao fato de o fundador do festival, o falecido Claude Nobs , sempre esteve muito interessado na última tecnologia de gravação, muitos das apresentações foram documentados como gravações em multi faixas ou vídeos HD e 4K. Não é apenas por esse fato que nos pediram para gravar algumas das apresentações em vídeo e som em 3D para o 50º aniversário do festival - além das produções audiovisuais que costumam fazer.
Completamos o sistema Nokia Ozo usado para gravação de vídeo com um AMBEO VR Mic fornecido pela Sennheiser. Essa se tornou uma decisão muito boa: Os microfones integrados na câmera Nokia Ozo não são adequados para gravações de apresentações porque, entre outras coisas, seu ganho fixo faz com que o sinal fique cortado quase que constantemente.
No pós-processamento, colocamos microfones individuais para cada instrumentos espacialmente em relação à perspectiva da câmera de 360 ° usando acústica espacial e software de áudio 3D. Isso resultou em alta precisão de localização de som e realismo espetacular, o que naturalmente não pode ser alcançado com a clássica Ambisonics de primeira ordem.
„Ao adicionar as gravações de microfones VR, conseguimos melhorar significativamente a mistura 3D.“
Nós capturamos sons na proximidade imediata da câmera, tanto de fontes proeminentes que não estavam equipadas com microfone próprio e do ambiente de som geral em torno da câmera. Isso garantiu que a imagem eo som se encaixassem perfeitamente.
Na pós-produção, aumentamos a precisão da localização do som do Ambisonics original de primeira ordem com um decodificador paramétrico (Harpex). Os objetos de som virtualmente colocados são integrados perfeitamente nesta paisagem sonora equilibrada.
Nós também ficamos muito satisfeitos com o pequeno tamanho do AMBEO VR Mic pois foi possível incluí-lo facilmente na plataforma da câmera. A estrutura -consiste do suporte do microfone, suporte de câmera e o próprio microfone - era discreta o bastante para que pudéssemos gravar shows em lugares muito expostos, como o centro do palco.
Sobre Fabian Knauber
Como um acadêmico estudado, Fabian Knauber adquiriu um amplo conhecimento teórico de acústica de sala, áudio 3D e tecnologia binaural que ele complementa por sua experiência prática como técnico de som freelance. Junto com produções de som e estúdio, suas principais áreas de especialização incluem instalações elaboradas baseadas em falantes e som 3D para realidade virtual.
Se você quiser fazer um comentário ou falar sobre os Planos de Música AMBEO ou compartilhar a sua experiência e ser destaque em uma História de Especialista, entre em contato conosco.