Fabian Knauber

AMBEO histórias de expecialistas

VR Concert Recordings no 50th Montreux Jazz Festival

O Festival de Jazz de Montreux comemorou o seu 50º aniversário no ano passado. O seu incrível arquivo de gravações, que remonta aos começos do festival, foi incluído no UNESCO Memory of the World Register em 2013. Devido ao fato de o fundador do festival, o falecido Claude Nobs , sempre esteve muito interessado na última tecnologia de gravação, muitos das apresentações foram documentados como gravações em multi faixas ou vídeos HD e 4K. Não é apenas por esse fato que nos pediram para gravar algumas das apresentações em vídeo e som em 3D para o 50º aniversário do festival - além das produções audiovisuais que costumam fazer.

Completamos o sistema Nokia Ozo usado para gravação de vídeo com um AMBEO VR Mic fornecido pela Sennheiser. Essa se tornou uma decisão muito boa: Os microfones integrados na câmera Nokia Ozo não são adequados para gravações de apresentações porque, entre outras coisas, seu ganho fixo faz com que o sinal fique cortado quase que constantemente.

No pós-processamento, colocamos microfones individuais para cada instrumentos espacialmente em relação à perspectiva da câmera de 360 ​​° usando acústica espacial e software de áudio 3D. Isso resultou em alta precisão de localização de som e realismo espetacular, o que naturalmente não pode ser alcançado com a clássica Ambisonics de primeira ordem.

„Ao adicionar as gravações de microfones VR, conseguimos melhorar significativamente a mistura 3D.“
Fabian Knauber

Nós capturamos sons na proximidade imediata da câmera, tanto de fontes proeminentes que não estavam equipadas com microfone próprio e do ambiente de som geral em torno da câmera. Isso garantiu que a imagem eo som se encaixassem perfeitamente.

Na pós-produção, aumentamos a precisão da localização do som do Ambisonics original de primeira ordem com um decodificador paramétrico (Harpex). Os objetos de som virtualmente colocados são integrados perfeitamente nesta paisagem sonora equilibrada.

Nós também ficamos muito satisfeitos com o pequeno tamanho do AMBEO VR Mic pois foi possível incluí-lo facilmente na plataforma da câmera. A estrutura -consiste do suporte do microfone, suporte de câmera e o próprio microfone - era discreta o bastante para que pudéssemos gravar shows em lugares muito expostos, como o centro do palco.

Sobre Fabian Knauber

Como um acadêmico estudado, Fabian Knauber adquiriu um amplo conhecimento teórico de acústica de sala, áudio 3D e tecnologia binaural que ele complementa por sua experiência prática como técnico de som freelance. Junto com produções de som e estúdio, suas principais áreas de especialização incluem instalações elaboradas baseadas em falantes e som 3D para realidade virtual.

Sobre Fabian Knauber

Histórias de especialistas para Realidade Virtual

Henrik Oppermann

Henrik Oppermann é Chefe de Som na Visualise. Um importante especialista em som 3D, Henrik traz com ele uma experiência de mais de 10 anos de estúdios de gravação de áudio de qualidade no local para clientes de filmes, publicidade, indústria da música e instalações de som 3D.

Michael Engman Rønnow

Michael está no mercado profissional nos últimos 25 anos.
Começou como músico em sua adolescência, e entrou no mundo do estúdio em torno de 1992.

Côme Jalibert

Côme Jalibert começou a trabalhar como engenheiro de som e designer de som em 2002. Ele sempre foi atraído pelo poder imersivo do som e experimentou muito com som surround. Através de seu trabalho, ele quer que o som seja mais sentido do que ouvido. Ele tem trabalhado em filmes, TV e mais recentemente jogos de vídeo, transmedia e VR. Seu trabalho mais notável é o design de som do filme Minúsculo, O Vale das Formigas Perdidas e a criação da paisagem sonora de Phallaina, o primeiro romance gráfico de rolagem para telas sensíveis ao toque.

Nicolas Büchi

Nicolas Büchi (* 1982) é um investigador científico na especialidade Cast / Audiovisual Media, Departamento de Design da Universidade de Zurique, tendo adquirido uma rica experiência na produção de conteúdos VR durante o seu emprego no Cast, mas também Através de sua própria empresa Winterlife: All area media services. Seu trabalho colaborativo com o programa de design de jogo, o Departamento de Música e o programa de pesquisa em arte contemporânea no ZHdK tem demonstrado novas formas de narrativa audiovisual.

Thomas Rechberger

Thomas é um músico suíço, produtor de música e designer de som. Ele tem trabalhado como um profissional de áudio em todos os lados do microfone por mais de 20 anos: Como guitarrista principal da banda Lovebugs, ele já tocou em mais de 1.000 shows na Europa, gravou 13 álbuns, incluindo vários singles número um, e recebeu uma série de prêmios Golden Record.

Fabian Knauber

Como um acadêmico estudado, Fabian Knauber adquiriu um amplo conhecimento teórico de acústica de sala, áudio 3D e tecnologia binaural que ele complementa por sua experiência prática como técnico de som freelance. Junto com produções de som e estúdio, suas principais áreas de especialização incluem instalações elaboradas baseadas em falantes e som 3D para realidade virtual.

Stephen Vitiello

Stephen Vitiello é um músico de eletrônica e artista de mídia. Os lançamentos dos seus CDs foram publicados pela New Albion Records, Sub Rosa, 12k e Room 40. Suas instalações de som e obras multicanal estão entre as coleções permanentes do Museu de Arte Moderna, do Museu Whitney e do Museu de arte contemporânea de Lyon.

Little Konzett

Little Konzett é um produtor austríaco, gravador, mixer e engenheiro, músico e dono de "Little Big Beat Studios". Os estúdios estão localizados na parte ocidental da Áustria e no Liechtenstein.

Rodolphe Alexis

Como designer de som e engenheiro de som, sua prática assume várias formas que estão em diálogo com outros campos da arte (instalação, escultura, performance, rádio).

Martin Rieger

Martin Rieger labels his profession as 360° sound production, which sees him taking a holistic approach to virtual reality productions, taking more elements into account in the recording and mixing process than traditionally, and crafting the storytelling throughout the entire process.
With his studies in media technology and production, he has a good overview of technologies in exceed of audio.

Dávid Rikk

Budapest based live sound engineer Dávid Rikk, is the head of sound at Akvárium Klub, Hungary’s biggest indoor venue with multiple concert halls. His primary goal is to bring concerts closer to the audience by creating a massive yet still dynamic sounding show and transmit the personality and intimacy of the performing artist. This attitude is behind creating AMBEO 360 @ Akvárium Klub series.

Katarina Hagstedt

Katarina is a Swiss based podcast producer and the founder of the Swiss Podcast Club, creator’s collective which aims to bring great podcasts out of Switzerland through exchange and knowledge sharing.

Georg Bleikolm

Georg Bleikolm was born in Lausanne and settled in Zurich 15 years ago. His heart oscillates between music, science, technology and media. Before he decided to concentrate on his solo projects “KnoR” Georg Bleikolm toured worldwide as a drummer with various bands for a decade and worked as a music producer.

Andrés Mayo

Andrés Mayo, former President of the AES (Audio Engineering Society), is an audio engineer and music producer who has pioneered the art of mastering since 1992. He boasts credits in more than 3,000 albums released in vinyl, CD, DVD, Blu-Ray, streaming and 360-degree audio formats.

Inscreva-se no boletim informativo e participe da comunidade AMBEO

Se você quiser fazer um comentário ou falar sobre os Planos de Música AMBEO ou compartilhar a sua experiência e ser destaque em uma História de Especialista, entre em contato conosco.

Assinatura da Newsletter